quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sobre o No-Ne 3


Nome: Renato Alcântara
Cidade/Estado: salvador / Ba
Dojo: Kendo Bahia
                                                  

Eu tive a enorme satisfação de ser parte de um evento de inegável significado para a arte do Kendo no Brasil.
A começar pela recepção no aeroporto, onde o sorriso de Bruno quase apagava o fato de ser 03:30, seguido pelo anfitrião Masayoshi me inteirando da história do Kendo em Belém.
A primeira aula demonstrou que a arte já está estabelecida na cidade, com um grande número de kenshi demonstrando empenho e dedicação. Os sensei trataram de nos orientar nos meandres da técnica, sem esquecer que o objetivo maior está na formação do caráter. Este primeiro treino serviu para reforçar a necessidade de que nós busquemos a nossa evolução de forma ativa.
No segundo dia fomos presenteados pela aula de Tsutsumi sensei, referência máxima no Iaido. Sua mera postura torna claro o impacto desta modalidade no praticante. Após alguns keiko e uma espetacular aula de kata, veio o exame. O mais interessante do exame em Kendo não é a expectativa de ser aprovado e sim a preocupação em não decepcionar nossos sensei. Cada kenshi ambicionava demonstrar todo o esforço que havia empreendido em seu treinamento, demonstrar que era digno de toda atenção dispensada pelos mestres.
Por fim, encerramos com o campeonato, onde cada kenshi vestiu o espírito de seu próprio Kendo. Iniciativas como esta da Associação de Kendo do Pará irão garantir que a arte seja difundida pelo Brasil, unindo cada vez mais os seus praticantes.
Parabéns Associação de Kendo do Pará!


mande o seu para oa email:maxwell.max1@hotmail.com                              
com nome, estado e dojo, no maximo 15 linhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário